Quimicamente formada por apenas dois elementos da natureza, sendo eles, o hidrogênio e o oxigênio (H2O),a água, foi e sempre será o bem mais valioso e primordial para a sobrevivência de qualquer espécie de vida na Terra. Podendo ser encontrada em três estados físicos da matéria como: sólido, líquido e gasoso, (;) a água está presente em sua maioria, cerca de 97,5%(,) em água sua forma salgada nos oceanos e 2,5% de água doce e potável. Surpreendidos pela mudança repentina do clima que proporcionou aos brasileiros um verão muito seco com o índice (de chuvas) muito abaixo do habitual de chuvas, como evitar que situações de seca já vividas no Nordeste se alastrem? Mesmo sabendo de toda a importância que a água tem para a sobrevivência humana, ela vem se tornando escassa e lugares como o Sudeste do Brasil já têm enfrentado sinais de alerta quanto ao uso racional deste bem.
A Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) já se pronunciou quanto a à recuperação do principal manancial paulista, - o Sistema Cantareira - que pode levar cerca de três anos tendo em vista o baixo nível do sistema, cerca de 14,7%. Em algumas cidades do Estado já estão sendo cobradas multas para quem for flagrado desperdiçando água, lavando calçadas etc.
A água e sua falta não envolve apenas fatores biológicos, geológicos e físicos, envolve o homem e sua natureza de forma direta, é um ciclo que se forma e cada qual precisa de um equilíbrio saudável e sustentável em um planeta que já não é tão constituído por água, tendo em vista sua gênese. Conscientização e propagandas devem ser feitas e trabalhadas com a sociedade. Fechar a torneira enquanto escova-se os dentes ou até mesmo o chuveiro enquanto o corpo é ensaboado, é uma pequena ação que acarreta uma gigantesca reação, se feita por todos.
Comentários do corretor
Atenção ao uso da crase, à coesão nas frases e à grafia correta das palavras.
Bom texto. Aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e com argumentos coerentes com o ponto de vista defendido. No entanto, há espaço para uma discussão mais crítica e aprofundada sobre o assunto.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |