A água, um composto crucial para a existência da vida, corre sérios riscos de erradicar ser erradicada do planeta. Onde* o principal causador do problema é o ser humano. O Brasil enfrentava problemas com a falta de água apenas no nordeste, mas hoje o sudeste que não sofria com esse problema, já começa a racionalizar a utilização da mesma.
Devido à falta de chuva em São Paulo o índice de água potável diminuiu muito. Em algumas regiões do estado os cidadãos recebem água apenas no período noturno. A população a armazena em recipientes para que no dia seguinte possam utilizá-la.
Entretanto o tempo não é responsável por esse problema. Afinal, o tempo é incontrolável, já as atitudes humanas podem e devem ser controladas. O ser humano é o único e exclusivo responsável por esse problema.
A humanidade durante um longo período acreditou que a água era um recurso natural inesgotável. Contudo descobriu da pior forma, que essa é uma afirmação errada. (,) Pois o uso de forma irracional da água (a) está a levando ao fim.
O homem desperdiça água em calçadas, carros, jardins e hoje muitas regiões do planeta, como a África**(,) não têm água nem para consumo. Enquanto isso(,) possíveis mananciais de água potável, como o rio Tietê, são depósitos de lixo e esgoto. Se a humanidade continuar nesse ritmo futuras gerações não existirão, pois vida sem água não há.
A melhor forma de esse problema ser solucionado é recuperar rios poluídos, preservar nascentes e principalmente racionalizar o consumo de água. Outra medida que também pode solucionar o problema é reaproveitar a água que possivelmente seria jogada fora. Por exemplo ao lavar uma roupa use (a) água utilizada para lavar a calçada.
A população precisa tomar consciência do problema que está causando ao desperdiçar o bem mais precioso da Terra, a água, pois desta forma está acabando com a vida no planeta. Não só seres humanos precisam de água, mas todos os seres vivos do planeta. Está na hora da humanidade acordar e começar a lutar para salvar a vida da Terra.
Comentários do corretor
* Onde é usado apenas para se referir a lugar, não à situação.
** A África é um continente enorme, maior que a América do Sul, e a questão da falta de água não é algo generalizado em toda essa região, portanto, evite esse tipo de afirmação.
Atenção à grafia correta das palavras, ao uso de maiúsculas e minúsculas, à acentuação, à pontuação e à repetição de termos, o que torna o texto redundante.
A redação aborda o tema proposto de forma clara e objetiva, no entanto muitas informações da coletânea não foram devidamente aproveitadas, o que tornou o texto um pouco superficial.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |