Desaproveitamento de um bem essencial.* - Banco de redações


Água: o desafio do uso racional e da preservação.

Enviada em: 17/08/2014

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

          Está faltando para água para nossos habitantes. No entanto como isso é possível se o Brasil  possui uma das maiores reservas de água potável do mundo. (?)

           Aalgumas décadas já estamos ouvimos que (a) água do mundo está acabando. E que é necessário intensificar as políticas de preservação do nosso ecossistema. Contudo o que vem sendo feito não está sendo suficiente para impedir que algo tão importante para nossa sobrevivência seja tão mal cuidado .

           A população do Estado de São Paulo está sofrendo novamente com o racionamento de água, problema parecido acorreu ocorreu no Estado aproximadamente dez anos atrás. Nós humanos não temos como controlar problemas com clima, falta de chuva, mas será que em dez anos não teria nada que pudesse ter sido feito. (?) O desperdício da água começa na Sabesp( Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo)(,) que a cada 4 litros de água que passam pelas suas tubulações 1litro é desperdiçado. Poderia então começar por aí os trabalhos para melhoria  do aproveitamento da água.

      Contudo sabemos que o nosso problema de esbanjamento de água é cultural, não temos muito o hábito de poupar água, na maioria das vezes até sabemos como fazer para economizar (e) mesmo assim não economizamos, por preguiça, porque os nossos vizinhos também  desperdiçam, vários são os motivos para justificarmos nossa omissão.

           Mas o que realmente sabemos é que se todos nós não cuidarmos da água como um bem próprio e essencial para nossa existência, o problema de falta de água estará longe de acabar. 

Comentários do corretor


* Não se usa ponto final em título

Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras e à coesão nas frases.

O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e crítica. No entanto, há espaço para uma discussão mais aprofundada sobre o assunto.

Continue exercitando sua escrita.

 


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 2.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 7


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente