Tales de Mileto constatou: a água é o princípio de todas as coisas, de fato sua importância e presença são indiscutíveis. Porém, o que hoje se observa é um cenário que parece desconsiderar tais constatações implicando desafios de ordem econômica e ambiental quanto a à distribuição, gerenciamento e preservação desse recurso. Mudar, portanto, é indispensável.
Antes de tudo deve-se perceber a distribuição hídrica como o mais complexo dilema. Tendo uma explicação que começa na geografia física, se observa um processo de intensificação da desigualdade de acesso à água por questões econômicas e de dominação geopolítica que estão construindo um cenário de atritos preocupantes e emblemáticos.
Além de tal contexto, é preciso considerar que a falta de saneamento básico desafia a existência de tal recurso. Percebe-se a necessidade de estimular simultaneidade entre investimentos em tratamento de água e sua distribuição adequada. Assim, a sua preservação torna-se mais facilmente viabilizada.
Ainda, endêmico, o desperdício de recursos hídricos constitui outro grande desafio. Sua incidência se dá tanto no uso doméstico como da própria distribuição que, com falhas nas encanações, medições e desvios, agravam e retardam a solução para o problema.
Portanto, a atuação de tantos fatores e o jogo de interesses internacionalmente compartilhados refletem a necessidade de mudança de hábitos individuais e coletivos. Para tanto, o processo de conscientização individual auxiliado pela mídia e educação, juntamente com uma busca rotineira de órgãos internacionais por uma cooperação maior entre os países no que tange a à distribuição e compartilhamento de experiências que visam o alcance do uso racional e preservação da água são determinantes para o futuro da humanidade e decisivos para evitar, como apontado por um relatório feito pelo Banco Mundial(,) a ocorrência de grandes conflitos.
Comentários do corretor
Atenção ao uso da crase e à pontuação.
Bom texto. Aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, informativa e crítica. No entanto, faltou explorar um pouco a questão enfrentada atualmente pela cidade de São Paulo e que exemplifica bem a discussão.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 9 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |