O Brasil é um dos países onde a escassez de água não é normal, o que está acontecendo em São Paulo é preocupante. O uso da água não se limita, pois a usam em diversas funções domésticas ou industriais diariamente, além disso, todos sabem que a água é o “carro chefe” da vida.
Os fatores climáticos, juntamente com as pessoas influenciam permanentemente pela falta de água em alguns pontos da cidade de São Paulo. Este calor fulminante, que não esteve e não está de passagem no Brasil, deixaram todos a par do recorde (em falta de água) recorrente do reservatório Cantareira em São Paulo: atingiu 15,7% de volume de água em julho, um nível baixíssimo para uma cidade onde o uso da água é crucial.
As pessoas são outras grandes precursoras desta seca nos reservatórios: (,) uma vez que estes desperdiçam muita água. Lavar calçadas e carros deve ser coisas terceiras*; o reaproveitamento da água nestes casos é essencial. Outras medidas como a redução no uso doméstico, o pinga-pinga em torneiras e outras particularidades, colaboram para a redução do desperdício, e para o drama vivido.
Deve haver autoconscientização para (o) caos que precede a cede sede de muitos. Uma forma bastante perspicaz e conveniente é "mexer" no bolso dos daqueles que desperdiçam e pagam pelo tratamento da água. O governo deve agir como o intermediador no que diz respeito a isto, cobrando multas pelo desperdiço desperdício e dando desconto por uma economia na água. Obviamente tal ação daria um resultado exorbitante e cativaria as pessoas a economizarem cada vez mais. De resto, só basta esperar o fenômeno da chuva.
Comentários do corretor
* O que seria essa expressão?
Atenção à pontuação, à concordância de número (singular e plural), à grafia correta das palavras e à clareza das ideias.
O texto aborda o tema proposto, porém o faz de forma superficial, sem se aprofundar na discussão sobre o assunto e sem aproveitar bem as informações trazidas pela coletânea.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 6.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |