Uma das substâncias naturais essenciais para o ser humano é a água. Embora constitua boa parte da superfície terrestre, na sua forma potável é muito limitada, podendo ficar escassa. Um exemplo é o sistema Cantareira, principal responsável pelo abastecimento de São Paulo, cujo nível de água está muito baixo. Assim, é necessária a preservação e o consumo racional de tal bem.
Primeiramente, os rios e mananciais brasileiros estão sendo degradados. Desde as nascentes eles já sofrem com a influência humana, através dos desmatamentos e queimadas das florestas e matas ciliares. Outro estrago importante é a poluição, através principalmente de lixo e esgoto domésticos. Tais fatores atrapalham não só a quantidade e qualidade da água, como também todo o meio ambiente e os habitantes das encostas fluviais.
Além disso, parte da água tratada é desperdiçada ou gasta de forma desnecessária. Muitas atitudes simples do dia a dia, como lavar o carro com balde ou não demorar muito no banho, por exemplo, reduzem o consumo consideravelmente. E boa parte dos cidadãos não fazem isso, totalizando assim um gasto enorme.
Portanto, para prevenir uma possível escassez e preservar a natureza é necessário o uso racional e conservar a conservação da água. Para isso o governo deve investir no cuidado com as matas ciliares e nas nascentes dos rios e córregos, através de reservas naturais, com a correta fiscalização. Deve também ampliar o tratamento de esgoto e outras fontes poluidoras, além de promover a limpeza dos ambientes já degradados. Cabe a à população, com o auxílio das mídias e ONG’s, se conscientizarem e economizar os recursos hídricos. Apesar de ser necessário alguns gastos, é essencial são essenciais as suas realizações.
Comentários do corretor
Atenção ao uso da crase, à concordância de número (singular e plural) e à concordância verbal.
Bom texto. Aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e com argumentos coerentes com o ponto de vista defendido. Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 8.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |