Em um planeta onde cerca de 70 % de sua superfície é encoberta por água chega a ser paradoxal imaginar a escassez da mesma. Entretanto, isso tem se tornado realidade, não somente em regiões áridas, mas também nas de clima tropical e de altas taxas de precipitação, como tem ocorrido, surpreendentemente, no estado de São Paulo. Logo, faz-se necessário resolver tal impasse por meio do uso racional e da preservação da água.
Antes de tudo, é necessário tomar conhecimento da gravidade do problema, afinal, muitos reservatórios estão com seus volumes reduzidos à a menos da metade, como, por exemplo, o de Cantareira que abastece a maior metrópole brasileira. Assim, cabe analisar que esse contexto gera consequências sérias, que afetam a toda população, seja pelo lado social ou econômico.
Com efeito, torna-se evidente a necessidade do uso racional da água. Dessa forma, desperdícios são inadmissíveis e estabelecimentos de horários de consumo são cabíveis, visando diminuir a dependência de chuvas constantes.
Ainda que a racionalização seja eficaz, existe mais um problema a ser solucionado: a poluição da hidrosfera. Diante disso, o controle do consumo é irrelevante, pois, acima de tudo é necessário haver água potável para consumo da população. Então, por essa razão, é preciso conter a contaminação dos recursos hídricos.
Fica nítido, portanto, que na atualidade a falta de água acontece e deve ser contida. Nesse panorama, aproveitar ao máximo a água da chuva é imprescindível, assim sendo, o governo deve financiar a criação de grandes cisternas nos municípios onde a situação é mais grave. Além disso, a população poderia criar redes de fiscalização de vizinhos que desperdiçam água, tendo em vista legitimar a canção de Guilherme Arantes, que afirma que a Terra é o planeta água.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação e ao uso da crase.
O texto aborda o tema proposto de forma clara e objetiva, no entanto há espaço para o aprofundamento da discussão e uso de elementos dispostos na coletânea.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |