Realidade Paradoxal - Banco de redações


Água: o desafio do uso racional e da preservação.

Enviada em: 17/08/2014

Status:

Corrigida
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   Em um planeta onde cerca de 70 % de sua superfície é encoberta por água chega a ser paradoxal imaginar a escassez da mesma. Entretanto, isso tem se tornado realidade, não somente em regiões áridas, mas também nas de clima tropical e de altas taxas de precipitação, como tem ocorrido, surpreendentemente, no estado de São Paulo. Logo, faz-se necessário resolver tal impasse por meio do uso racional e da preservação da água.

   Antes de tudo, é necessário tomar conhecimento da gravidade do problema, afinal, muitos reservatórios estão com seus volumes reduzidos à a menos da metade, como, por exemplo, o de Cantareira que abastece a maior metrópole brasileira. Assim, cabe analisar que esse contexto gera consequências sérias, que afetam a toda população, seja pelo lado social ou econômico.

   Com efeito, torna-se evidente a necessidade do uso racional da água. Dessa forma, desperdícios são inadmissíveis e estabelecimentos de horários de consumo são cabíveis, visando diminuir a dependência de chuvas constantes.

   Ainda que a racionalização seja eficaz, existe mais um problema a ser solucionado: a poluição da hidrosfera. Diante disso, o controle do consumo é irrelevante, pois, acima de tudo é necessário haver água potável para consumo da população. Então, por essa razão, é preciso conter a contaminação dos recursos hídricos.

   Fica nítido, portanto, que na atualidade a falta de água acontece e deve ser contida. Nesse panorama, aproveitar ao máximo a água da chuva é imprescindível, assim sendo, o governo deve financiar a criação de grandes cisternas nos municípios onde a situação é mais grave. Além disso, a população poderia criar redes de fiscalização de vizinhos que desperdiçam água, tendo em vista legitimar a canção de Guilherme Arantes, que afirma que a Terra é o planeta água.

Comentários do corretor


Atenção à pontuação e ao uso da crase.

O texto aborda o tema proposto de forma clara e objetiva, no entanto há espaço para o aprofundamento da discussão e uso de elementos dispostos na coletânea.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 2.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 7.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente