Sabemos que um dos vários problemas do século XXI, é o desafio de preservação da água, elemento essencial - e finito - para a sobrevivência de todos os seres vivos. Esse problema já está se concretizando. A situação de abastecimento de água do Estado de São Paulo é um grande exemplo. A SABESP diz que a falta de chuva, está comprometendo o sistema Cantareira. Mas será que ela é a única responsável?
A falta de chuva com certeza é uma das responsáveis desse problema, mas definitivamente não é o único a única e tampouco o maior a maior. Nós não controlamos o tempo; estretanto entretanto isso não é justificativa para sermos reféns dele. Hoje temos o conhecimento que se houvessem projetos melhores visando a retenção maior de água ou o desperdício menor, talvez não estaríamos nesta lamentável situação. Contudo o grande problema desta conjuntura é o desperdício causado pela população. Não há uma consciência ecológica em nossa cultura(,) assim como não há também um conjunto de políticas públicas permanentes com este fim. Mediante esta triste situação o governo tem recorrido (a) ações de caráter emergencial tentando amenizar a situação, porém esse mesmo governo acua-se pelo fato de estarmos em ano eleitoral, e (temendo) as possíveis repercurssões repercussões da implementação dessas medidas.
A previsão de alguns especialistas é que o sistema volte a à normalidade em aproximadamente 3 anos. Até la teremos que encontrar uma solução para conciliar nossos interesses com a preservação da nossa água.
Comentários do corretor
Atenção à concordância de gênero (masculino e feminino), à grafia correta das palavras, ao uso da crase e à coesão na frase.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e coerente com o ponto de vista defendido. No entanto há espaço para o aprofundamento do debate.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |