- Banco de redações


Água: o desafio do uso racional e da preservação.

Enviada em: 17/08/2014

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

“Terra, planeta água.” A música de Guilherme Arantes evidencia a abundância hídrica no mundo. Todavia, a água doce e potável é uma parte mínima desta riqueza. E a falsa sensação de fartura, principalmente no Brasil, leva à imundície de rios e lagos e ao desperdício.

                A poluição é uma das maiores ameaças à disponibilidade de água. São poucas as cidades brasileiras que realizam o tratamento de seu esgoto. Ainda, tal descuido com o despejo dos dejetos faz com que a população não perceba a diferença que atitudes individuais – como evitar descartar óleo de cozinha pelo ralo, não desfazer-se de objetos lançando-os em rios já sujos ou, até mesmo, não jogar lixo na rua – fazem.

                Também por falta de atenção, ocorre a perda desnecessária desse líquido. Ações simples que não recebem a devida importância das pessoas são grandes vilãs da preservação dos recursos hídricos. Por exemplo, em banhos longos, litros de água limpa e uma grande quantidade de energia – que no Brasil é gerada, em sua maior parte, por hidrelétricas – são desperdiçados.                       

                Torna-se claro que comportamentos argueiros, em longo prazo, podem causar a escassez dos recursos hídricos. Para evitar tal situação, pesquisas por um tratamento de esgoto acessível e prático que seja implantado diretamente nos lares, podem ser realizadas pelas universidades, com o financiamento do CNPq. Desta forma, as “águas que banham aldeias e matam a sede da população”, como diz a canção, serão preservadas para as gerações futuras.

Comentários do corretor


Bom texto. Bem escrito, objetivo, conciso e coerente com o ponto de vista defendido. No entanto, há espaço para o uso mais crítico da coletânea e das informações nela presentes.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 2.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 2.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 2.0
NOTA FINAL: 8.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente