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''Terra, planeta água, Terra, planeta água, Terra, planeta água. Água que nasce na fonte serena do mundo e que abre um profundo grotão, água que faz inocente riacho e deságua na corrente do ribeirão. Águas escuras dos rios que levam a fertilidade ao sertão,águas que banham aldeias e matam a sede da população.'' Guilherme Arantes. De acordo com a revista Super Interessante, existem teorias afirmando que a água potável poderá acabar em 2050.
O crescimento desordenado da população mundial, faz com que os recursos naturais sejam mais utilizados. Desde o início de 2014, São Paulo, passa por dificuldades devido a à falta de água, tal fator foi causado com a falta de chuva, deixando a cidade com temperaturas mais elevadas que o normal. As medidas tomadas pelo governo para tentar minimizar a a falta do recurso, foi multar quem estava usando mais água que o normal.
A educação ambiental é importante para os diversos recursos naturais, não apenas a água. A população precisa da conscientização, pois, o hoje dos pais, é o amanhã dos filhos. Os seres humanos não são nada sem água, visto que, 70% do corpo humano é apenas água. Vale salientar, que as árvores desmatadas na Amazônia ou em qualquer outro lugar, apenas produzem o oxigênio, que também é necessário para a vida humana. Tais fatores chegam a ser paradoxos*.
É necessário que a população compreenda que precisa de tais recursos para sobreviver. O governo precisa investir na educação ambiental, mostrar aos cidadãos que é possível tomar banho de qualidade com o tempo reduzido, não lavar calçadas e carro de mangueira, são coisas simples, mas que fazem diferença.
Comentários do corretor
* O paradoxo não ficou claro.
Atenção ao uso da crase, à pontuação, à grafia correta das palavras e à concordância de número (singular e plural).
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e coerente, no entanto, o assunto foi discutido superficialmente, sem uso de elementos da coletânea.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |