O homem(,) durante seu processo evolutivo(,) aprendeu e desenvolveu habilidades, como controlar o fogo, a energia elétrica, e tantas outras benfeitorias que utilizamos no nosso dia a dia, porém, o controle sobre a natureza este poder está fora de seu alcance. Um exemplo claro disso é a situação (em) que se encontra o estado de São Paulo(,) que passa por uma estiagem de proporções maiores que as de 2003, (.) segundo o jornal Estadão do mês de maio de 2014, o maior sistema de abastecimento de água de São Paulo(,) a Cantareira, está usando seu nível morto para suprir as necessidades de uma megalópoles.
A estiagem não esperada fez com que o nível do sistema Cantareira(,) o principal (fonte) de abastecimento de água na cidade(,) ficasse abaixo da média habitual, (.) neste período o verão foi altamente quente, e com isso o consumo de água aumentava aumentou mais que a produção da SABESP (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), fosse é capaz de suprir tal demanda.
Problemas de desperdício de água desde do início de do abastecimento, poluição no entorno do sistema Cantareira, grandes gastos para tratamento da água até o consumidor são pontos conhecidos(,) da população aos poderes públicos, mas, nada foi feito para sanar tais questões.
Diversas discussões estão em evidência para saber qual a melhor atitude a ser feita para que a população possa ter água em suas casas, cidades do interior do estado já adotaram a medida de racionamento de água, na capital o assunto ainda está em debate.
O que de fato deve ser entendido é que o homem depende muito mais da natureza do que a natureza depende do homem, ter a consciência de respeitar o meio ambiente, economizar água, desassorear os rios, são teorias conhecidas, cabe agora colocar tudo isso em prática.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras, à coesão e organização das ideias nas frases, à concordância verbal e à concordância de número (singular e plural).
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, crítica e com argumentação coerente com o ponto de vista defendido.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 8 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |