No período modernista, a seca do Nordeste foi tema de escritores como Graciliano Ramos e Raquel de Queiroz, contudo, atualmente não apenas o Nordeste sofre com a falta de chuva, o Sudeste também vivencia tal realidade.
O Brasil é o país que tem a maior porcentagem de água doce do mundo em seu território. Entretanto, devido ao descaso do governo e ao uso inconsciente de grande parte da população, algumas regiões sofrem com racionamento de água e energia.
O Brasil apresenta grandes corpos hídricos, como à a Bacia Amazônica(,) que é a maior bacia hidrográfica do mundo. Não obstante, o estado de São Paulo sofre com a pouca disponibilidade deste recurso, afetando diretamente o sistema energético que tem grande parte da sua matriz composta por hidrelétrica. Tal situação é causada, principalmente, pela indiferença do governo que pouco investe em novas fontes de energia, além da irresponsabilidade com a preservação dos rios e afluentes.
Por outro lado, banhos prolongados, torneiras ligadas sem uso, descargas pouco eficientes e goteiras constantes. São pequenas ações como estas que causam grandes consequências para a sociedade como um todo. A água doce é um recurso esgotável e poucos cidadãos têm consciência disto, sendo predominante o uso irracional.
Em síntese, o desafio da preservação e do uso racional das águas abrange diretamente o governo e os cidadãos que, muitas vezes, realizam ações inconscientes. Portanto, cabe ao Estado o pesado investimento na despoluição dos rios e a propagação de redes de esgoto, além de incentivar novas fontes de energia como a eólica e a solar. Outro importante agente é a mídia que deve desenvolver mais campanhas de estímulo ao consumo consciente; às as escolas devem promover feiras com a família dos alunos, demonstrando como utilizar a água de forma responsável e saudável. Por fim, com tais medidas, livros como Vidas Secas não serão escritos na contemporaniedade contemporaneidade.
Comentários do corretor
Atenção ao uso devido de preposições, à concordância de número (singular e plural), ao uso da crase e à grafia correta das palavras.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e com argumentos coerentes com o tema proposto. A coletânea, no entanto, poderia ter sido melhor explorada.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |