Água, uma questão social - Banco de redações


Água: o desafio do uso racional e da preservação.

Enviada em: 11/08/2014

Status:

Corrigida
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               Um dos componentes abióticos mais importantes da natureza(,) a água,  mostra-se em alguns lugares do globo  em estado escasso e poluído. Também, as tentativas de preservação são necessárias para evitar problemáticas futuras como a falta de água. Isso pode se observar em regiões do sudeste, (como) em São Paulo com no Sistema Cantareira e no Nordeste(,) onde problemas com este recurso natural afetam muitas  muitos indivíduos. Então(,) o uso racional da água se coloca como prioridade. 

              A preservação da água deve ser vista como necessidade nacional  e também global, pois a poluição de rios, lagos, represas e lençóis freáticos e é uma realidade que preocupa o mundo todo. Exemplos como a Baía de Guanabara no Rio de Janeiro mostram que a poluição causa danos não só a à saúde humana(,) como aos animais ali viventes. Todavia, as tentativas de preservação é são um desafio, porque não cabe apenas aos governos municipais e estaduais tomarem a iniciativa, mas à população perceber que deve ajudar. 

               É uma questão que deve ser levado levada a sério, pois quando se trata de recursos naturais, o mesmo pode se esgotar quando não há uma preocupação coletiva e consciente. Em São Paulo, com o Sistema de Cantareira em baixa(,) se fala no uso racional da água; essa racionalização tem relação com a conscientização, cujo dever cabe a à participação de todos os indivíduos de uma região que está passando ou não por problemas de fornecimento, escassez e poluição. 

              Entretanto, projetos  e ementas devem ser elaborados e pautados como feitos constitucionais com relances federativos pelos governantes, para que práticas emergenciais preservem e cuidem desse bem tão precioso que é a água. (A população deve fazer parte da) A Gestão para ajudar a racionalizar o uso desse recurso deve fazer parte juntamente com a população, como não gastar a água sem necessidade, não demorar muito no banho, perceber se há canos quebrados, etc. 

 

Comentários do corretor


Atenção à pontuação, ao uso da crase, à concordância de gênero (masculino e feminino) e número (singular e plural) e ao uso de preposições e conjunções.

O texto aborda o tema proposto, porém não extrapola o senso comum sobre o assunto. Leia mais a respeito e desenvolva uma argumentação crítica.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 2.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 0.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.0
NOTA FINAL: 6


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente