Indispensável para a sobrevivência de qualquer espécie de ser vivo, a água tem se tornado um bem cada vez mais escasso entre as regiões do Brasil. As autoridades demonstram não saber direito o que fazer e a preservação desse recurso é(,) além de questão de sobrevivência, um desafio.
Entre as regiões brasileiras, há ainda uma diferença quanto à razão da falta de água. No Nordeste, há seca porque chove pouco e poucas vezes ao ano. No Sudeste, há seca porque o volume de chuvas foi menor que o esperado. Daí conclui-se que na região de maior desenvolvimento econômico do país falta também conscientização para o uso adequado desse recurso.
Fechar a torneira enquanto ensaboa os pratos ou (se) escova os dentes são medidas simples que poderiam ter evitado que a situação de São Paulo chegasse a um grau tão crítico. É claro que quando voltar a chover como antes o sistema Cantareira vai poder abastecer a região, mas é dever do governo promover ações para evitar que tudo se repita. Aproveitar água da chuva, evitar torneiras pingando, usar baldes para lavar o carro e varrer (ao invés de lavar a calçada) são algumas das várias maneiras de se economizar água. E essa economia é necessária para todas as regiões.
A preservação tem de ser posta em prática. Está na hora da região dos empresários e milionários aprender com a região dos sertanejos e agricultores que passam a maior parte do ano usando a água que tinham guardado na última chuva de poucos milímetros. Já dizia, Euclides da Cunha em "Os Sertões", Euclides da Cunha que (:) o sertanejo é, antes de tudo, um forte. Agora é hora de mostrar que o brasileiro também é.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, ao uso de pronomes reflexivos e à organização e coesão das ideias nas frases.
Bom texto. Aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, crítica e bem elaborada, com uma boa referência que casou bem com o tema.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 8.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |