Tempestade no copo de… água? - Banco de redações


Água: o desafio do uso racional e da preservação.

Enviada em: 11/08/2014

Status:

Corrigida
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A distribuição de água nas cidades depende de parâmetros logísticos, metereológicos e culturais. Quando dois ou mais destes fatores não se combinam, corre-se o risco de que cidades, grandes ou pequenas, sofram com a seca – sujeitas ao racionamento de água, ao esgotamento de reservas e à paralisação de serviços – num cenário que muito se assemelha com aquele visto nas terras nordestinas.

Tal é o caso de São Paulo. Afetada pela massa tropical continental, que desponta da região do Chaco argentino, fria e seca, geralmente no inverno, a principal cidade do País sofre com o baixíssimo nível de chuvas – a seca mais intensa em cerca de 45 anos, segundo dados da USP. O problema não seria tão grave se a chuva pudesse ser reaproveitada pelos moradores, mas a poluição intensa da troposfera paulista impossibilita seu consumo.

O brasileiro tem consciência de que o Brasil possui os maiores reservatórios de água doce do mundo – os Aquíferos Alter do Chão e Guarani –, assim como o maior rio – o Amazonas –, indicando a abundância deste recurso natural. Ele não percebe, porém, que a água é mal distribuída nas terras brasileiras. Essa concentração de recursos, associada à distribuição irregular da população no país, tem potencial catastrófico sobre o sistema socio-econômico socioeconômico brasileiro.

É necessário, portanto, que a distribuição demográfica do Brasil seja repensada, além de se reiniciarem as campanhas incentivadoras do bom uso dos recursos hídricos nacionais. A falta de preparo para a ocorrência de crises como essa no país não é apenas motivo de vergonha, mas também de preocupação, visto que a água possui influência direta sobre o sustento da vida e da economia da população tupiniquim.

Comentários do corretor


Atenção à concordância de número e à grafia correta das palavras.

Bom texto. Aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, com argumentação coerente com o ponto de vista defendido e bom aproveitamento dos elementos da coletânea.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 2.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 2.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 2.0
NOTA FINAL: 9


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente