A distribuição de água nas cidades depende de parâmetros logísticos, metereológicos e culturais. Quando dois ou mais destes fatores não se combinam, corre-se o risco de que cidades, grandes ou pequenas, sofram com a seca – sujeitas ao racionamento de água, ao esgotamento de reservas e à paralisação de serviços – num cenário que muito se assemelha com aquele visto nas terras nordestinas.
Tal é o caso de São Paulo. Afetada pela massa tropical continental, que desponta da região do Chaco argentino, fria e seca, geralmente no inverno, a principal cidade do País sofre com o baixíssimo nível de chuvas – a seca mais intensa em cerca de 45 anos, segundo dados da USP. O problema não seria tão grave se a chuva pudesse ser reaproveitada pelos moradores, mas a poluição intensa da troposfera paulista impossibilita seu consumo.
O brasileiro tem consciência de que o Brasil possui os maiores reservatórios de água doce do mundo – os Aquíferos Alter do Chão e Guarani –, assim como o maior rio – o Amazonas –, indicando a abundância deste recurso natural. Ele não percebe, porém, que a água é mal distribuída nas terras brasileiras. Essa concentração de recursos, associada à distribuição irregular da população no país, tem potencial catastrófico sobre o sistema socio-econômico socioeconômico brasileiro.
É necessário, portanto, que a distribuição demográfica do Brasil seja repensada, além de se reiniciarem as campanhas incentivadoras do bom uso dos recursos hídricos nacionais. A falta de preparo para a ocorrência de crises como essa no país não é apenas motivo de vergonha, mas também de preocupação, visto que a água possui influência direta sobre o sustento da vida e da economia da população tupiniquim.
Comentários do corretor
Atenção à concordância de número e à grafia correta das palavras.
Bom texto. Aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, com argumentação coerente com o ponto de vista defendido e bom aproveitamento dos elementos da coletânea.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 9 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |