De toda a água disponível no planeta Terra, apenas 1% é apropriada para o consumo. Dessa quantia, aproximadamente 20% está disponível no Brasil, fazendo com que o país torne-se um dos privilegiados no quesito aquífero. Entretanto, a realidade contradiz essa abundância: de maneira cada vez mais intensa, a disponibilidade desse líquido está tornando-se cada vez menor, trazendo graves consequências como seca em várias regiões (além do nordeste), comprometimento da agricultura e até mesmo a qualidade para uso pessoal.
Além disso, as futuras gerações também sofrerão consequências. Com o esgotamento desse recurso mineral imprescindível para a vida humana, as futuras populações passarão a viver em estado de calamidade geral e em cenários semelhantes a filmes distópicos como “Idiocracia”. Entre os muitos problemas, a falta da água – tanto em quantidade quanto em qualidade – afetará a economia de modo geral e, principalmente, a saúde e o bem-estar.
Dentre as inúmeras causas desse problema, a mais elementar é o consumo exacerbado e completamente irresponsável da água. Mesmo contendo mais desse recurso que terra, os habitantes do mundo tendem a não ter uma postura sustentável acerca disso. Inclui-se nessa causa, a poluição do ambiente como um todo, seja por meio do lixo ou do lançamento de gases tóxicos que prejudicam o ciclo da água.
Diante disso, é essencial a conscientização da população global. Para tanto, é necessário que a educação e a publicidade enfatizem e estimulem a preservação desse mineral como forma de garantia para a sociedade que ainda virá. Assim, as pessoas poderão reverter um quadro caótico de escassez e insalubridade para um cenário muito mais harmonioso, saudável e abundante.
Comentários do corretor
Bom texto. Aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, concisa, crítica e bem escrita. No entanto, elementos da coletânea foram pouco explorados, o que deixou a abordagem um pouco superficial.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 2.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 8.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |