A água é o recurso natural mais abundante do planeta. No entanto, a escassez da mesma é um problema ambiental cujos impactos estão sendo cada vez mais graves. Segundo a Unicef (Fundo Fundação das Nações Unidas para a Infância) menos da metade da população mundial tem acesso à água potável. O Brasil, que mesmo tendo chuvas abundantes, maiores mananciais do mundo e abrigando 12% da água doce disponível no globo, também enfrenta crises no abastecimento desse recurso hídrico tão necessário à vida.
Recentemente, manchetes de jornais anunciaram que o sistema Cantareira(,) que abastece cerca de 55% da região metropolitana do Estado de São Paulo, está entrando em colapso. Uma das causas atribuídas é o verão seco deste ano. Contudo, o conhecimento científico acumulado e a tecnologia existente já não permitem mais culpar somente a natureza pelos problemas anunciados. Ou seja, a falta de chuva não é o principal causador da escassez de água, e sim a ausência de uso mais moderado e sustentável da mesma.
Identificar as causas dessa escassez no mundo é o primeiro passo para evitar tal desastre. O segundo, é tentar encontrar maneiras de controle e uso racional para o combate desse problema.
O desperdício, a poluição, o mau gerenciamento e má educação ambiental. Todas essas palavras enquadram-se como motivadoras da má distribuição de água e escassez da mesma no mundo, a qual é agravada em virtude da desigualdade social e da falta de manejo e usos sustentáveis dos recursos naturais.
Portanto, é imprescindível que o governo invista em mecanismos, como o Programa de uso Racional da Água, que é um programa da SABESP, no qual abrange vários projetos como o reuso e reciclagem de água, de estação de tratamento, de controle de evaporação de mananciais e de controle de perdas. Tais mecanismos, se ampliados, ajudarão a desenvolver um mais sábio manejo dos recursos hídricos e uma igualitária distribuição para a população. É importante salientar também, que a população deve ser conscientizada pelos meios de comunicação com a divulgação desses projetos para que haja uma melhor educação ambiental dos cidadãos. Pois, somente dessa forma, teremos de fato um desenvolvimento sustentável em nosso país.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação e â grafia correta das palavras.
Bom texto. Aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, concisa e coerente.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 8 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |