Mudança de paradigma - Banco de redações


Água: o desafio do uso racional e da preservação.

Enviada em: 11/08/2014

Status:

Corrigida
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    O desperdício de água potável é uma questão sociocultural.No Brasil,esse descaso mantém-se porque o indivíduo não tem uma visão global do problema.Neste ano,a falta de chuvas no Sudeste do país seguida do racionamento de água obriga a região de maior densidade populacional do país a pensar na questão da água através de um ponto de vista diferente.

    Nossas imensas bacias hidrográficas,como a do Amazonas e a do Rio São Francisco, são exemplos constantes nos livros de geografia para mostrar a riqueza hídrica brasileira.Contudo,uma parcela significativa da população tem a falsa ideia de que esses recursos tornam o Brasil um país pouco suscetível à carência de água.Além disso,até os últimos anos,seca era um problema frequente apenas no Nordeste.Isso também contribuiu para a construção dessa visão limitada de muitos brasileiros.

   Devido à a essas questões culturais, há pouca cobrança da população para evitar o desperdício de água na cadeia produtiva de alimentos e distribuição de água.O histórico da pegada hídrica de produtos brasileiros,como a soja e a carne bovina, é altíssimo.Além disso,vazamentos de água,os quais já duraram dias nas grandes cidades,evidenciam a falta de compromisso das empresas responáveis pela manutenção do sistema de distribuição de água na rede urbana.

     Portanto,mudar esse paradigma de desperdício e atentar para os possíveis efeitos dele nas futuras gerações é essencial para que haja o uso racional da água. É importante que o Estado fiscalize e penalize indústrias que desperdicem água na produção e que o consumidor escolha produtos que possuem menor pegada hídrica. Terá também impacto positivo a criação de ONG's que orientem os produtores rurais a usar sistemas que economizam água como o de gotejamento. 

Comentários do corretor


Atenção ao uso da crase.

Bom texto. Aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e coerente. No entanto, há espaço para uma discussão mais aprofundada sobre o assunto, aproveitando os elementos da coletânea.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 2.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 2.0
NOTA FINAL: 8


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente