Ações prejudiciais - Banco de redações


Água: o desafio do uso racional e da preservação.

Enviada em: 11/08/2014

Status:

Corrigida
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Em algumas cidades da região sudeste do Brasil têm enfrentado um grande problema, a escassez de água. Devido a uma mudança climática, os níveis de chuva na região diminuíram. Numa grande metrópole, só uma alteração no clima seria o principal responsável por uma crise hídrica? Que atividades são responsáveis por essa crise?

É comum ver pessoas descartarem lixo em locais inadequados ou e certas regiões (que) não têm acesso a saneamento básico. Muitos desses dejetos vão parar nos rios, prejudicando sua qualidade (e) tornando-a imprópria para o consumo. Outra situação está relacionada a empresas que utilizam recursos hídricos e as os devolvem para o ambiente totalmente poluídos.

Os agricultores também contribuem com a poluição e destruição dos mananciais. Com o interesse de aumentar a área produtora produtiva, eles desmatam áreas de proteção permanente ( APP) onde ficam as matas ciliares, que impedem do que o rio secar seque, ou com o uso excessivo de agrotóxicos, prejudicando lençóis freáticos e aquíferos.

Se houvesse políticas mais eficientes, muitos desses problemas seriam evitados. Em países mais desenvolvidos, onde a população tem acesso à educação de qualidade, as cidades têm planejamento em sua construção e as fiscalizações (são)  rigorosas, esses problemas acontecem com menor intensidade.

 Percebemos que é um conjunto de fatores que acarretam nesse problema. Logo, é  necessário a realização de realizar investimentos em saneamento básico e educação, realizar campanhas e conscientizar a população. Intensificar a fiscalização em zonas rurais, investir em biotecnologia, a fim de reduzir o uso de pesticidas.

Comentários do corretor


Atenção ao uso devido de preposições, à concordância de número e de gênero, à grafia correta das palavras e à concordância verbal.

O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e coerente, porém é possível desenvolver uma argumentação mais crítica e com exemplos trazidos pela coletânea.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 2.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 7


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente