Água, uma substância pura, insípida e inodora. Desde o princípio da educação, aprende-se seu ciclo, suas fases e certas utilizações. Se é ensinado ainda criança, por que o brasileiro desperdiça tanta água?
O Brasil tem algumas das maiores reservas de água doce do mundo. Mas, o ser humano(,) por vários momentos(,) têm tem a visão por demais centralizada, vê apenas o presente, ignorando o futuro. O fato de ter vastos recursos hídricos tornou o brasileiro acomodado com a ilusão de que aquilo que sai do chuveiro é infinito. Claro, existem outros fatores que contribuem para o elevado consumo d’água. Este país além de numeroso é tropical, propício à agricultura, gerando enorme demanda hídrica para hidroelétrica, agronegócio e uso doméstico.
Nos últimos dias o alarme vem soando, o sistema Cantareira que abastece o maior percentual de moradores da região metropolitana de São Paulo, chegou aos críticos 15,7% da capacidade, devido ao verão seco e consumo elevado. Perante atual situação o paulista tem o dever social de poupar. Mudanças simples causam grande impacto, por exemplo, fechar a torneira enquanto se escova os dentes, não passar de cinco minutos no banho, reutilizar água do banho para descarga. Segundo a revista “Superinteressante” uma torneira pingando gasta quarenta e seis litros em apenas um dia.
Contudo o desperdício não é o único uso indevido d’ água. Empresas despejam sujeira e substâncias tóxicas em rios como o Tietê. Lixões que contaminam o solo e lençóis freáticos. Há também falta de saneamento básico, muito boa parte do esgoto não é tratado tratada. Medida profilática esta que(,) aliada a à educação higiênica(,) acabaria com verminoses como esquistossomose, teníase, cisticercose, ascaridíase, oxiurose e ancilostomose.
Portanto, o uso racional da água conquanto complexo é possível. O governo tem de fiscalizar a forma como os municípios e empresas tratam o lixo, substituir lixões por aterros sanitários. A Sabesp deve fornecer saneamento básico, tratando todo o esgoto. A escola e mídia necessitam passar informação a à população sobre formas de vida sustentável, higiene, cuidados com desperdício e uso consciente. E por fim, que cada um seja o exemplo e passe conhecimento adiante, alterando aos poucos a cultura de ignorância e omissão.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, ao uso da crase, à concordância de número (singular e plural) e ao uso de expressões que não sejam coloquiais.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, informativa, crítica e coerente.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 8 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |