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Água: o desafio do uso racional e da preservação.

Enviada em: 11/08/2014

Status:

Corrigida
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Água, uma substância pura, insípida e inodora. Desde o princípio da educação, aprende-se seu ciclo, suas fases e certas utilizações. Se é ensinado ainda criança, por que o brasileiro desperdiça tanta água?

            O Brasil tem algumas das maiores reservas de água doce do mundo. Mas, o ser humano(,) por vários momentos(,) têm tem a visão por demais centralizada, vê apenas o presente, ignorando o futuro. O fato de ter vastos recursos hídricos tornou o brasileiro acomodado com a ilusão de que aquilo que sai do chuveiro é infinito. Claro, existem outros fatores que contribuem para o elevado consumo d’água. Este país além de numeroso é tropical, propício à agricultura, gerando enorme demanda hídrica para hidroelétrica, agronegócio e uso doméstico.

            Nos últimos dias o alarme vem soando, o sistema Cantareira que abastece o maior percentual de moradores da região metropolitana de São Paulo, chegou aos críticos 15,7% da capacidade, devido ao verão seco e consumo elevado. Perante atual situação o paulista tem o dever social de poupar. Mudanças simples causam grande impacto, por exemplo, fechar a torneira enquanto se escova os dentes, não passar de cinco minutos no banho, reutilizar água do banho para descarga. Segundo a revista “Superinteressante” uma torneira pingando gasta quarenta e seis litros em apenas um dia.

            Contudo o desperdício não é o único uso indevido d’ água. Empresas despejam sujeira e substâncias tóxicas em rios como o Tietê. Lixões que contaminam o solo e lençóis freáticos. Há também falta de saneamento básico, muito boa parte do esgoto não é tratado tratada. Medida profilática esta que(,) aliada a à educação higiênica(,) acabaria com verminoses como esquistossomose, teníase, cisticercose, ascaridíase, oxiurose e ancilostomose.

            Portanto, o uso racional da água conquanto complexo é possível. O governo tem de fiscalizar a forma como os municípios e empresas tratam o lixo, substituir lixões por aterros sanitários. A Sabesp deve fornecer saneamento básico, tratando todo o esgoto. A escola e mídia necessitam passar informação a à população sobre formas de vida sustentável, higiene, cuidados com desperdício e uso consciente. E por fim, que cada um seja o exemplo e passe conhecimento adiante, alterando aos poucos a cultura de ignorância e omissão.

Comentários do corretor


Atenção à pontuação, ao uso da crase, à concordância de número (singular e plural) e ao uso de expressões que não sejam coloquiais.

O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, informativa, crítica e coerente.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 2.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 2.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 8


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente