A questão ambiental é extremamente preocupante atualmente devido ao crescimento populacional ser proporcional a à destruição do planeta original. Além disso, o homem está provocando indiretamente grandes mudanças na Terra, com o aquecimento global o equilíbrio natural da vida está desaparecendo.
Esse cenário autodestrutivo ocorre também no Brasil, com a concentração de pessoas e indústrias nas áreas mais desenvolvidas economicamente. Prova disso é a falta de água na Cantareira, principal reservatório de água da cidade de São Paulo, ela opera apenas com 15,7% de sua capacidade, segundo o jornal Estadão. Ademais, a emissão de CO2 (dióxido de carbono) aumenta o efeito estufa, o que tem aumentado as temperaturas médias da cidade maximizando a evaporação de água que(,) somado somada ao grande desperdício industrial de água (,) contribui muito para a falta desse bem fundamental.
Por outro lado, não é apenas o aumento da concentração de pessoas que tem gerado a falta de água em muitos lugares mas também a falta de educação dessas no sentido de usar racionalmente esse bem natural. Com isso, a conservação de algo indispensável e limitado torna-se extremamente difícil(,) uma vez que a maior parte da sociedade se acostumou a desperdiçar água de diversas formas possíveis, seja ao lavar o carro, ao tomar banho e até ao escovar os dentes.
Fica evidente, portanto, que a escassez de água é consequência direta de mudanças ambientais provocadas pelo homem e pelo fato de que o uso racional de água ainda está longe de ser uma realidade em nossa sociedade. Com isso, torna-se de suma importância o papel dos meios de comunicação no sentido de conscientizar a população quanto ao uso racional dessa. Além disso, o governo brasileiro deve incentivar financeiramente o desenvolvimento de projetos tecnológicos que visem diminuir a emissão de gases causadores do efeito estufa por parte da sociedade e indústrias e aumentar a fiscalização sob essas últimas. Esse é um bom começo para a manutenção da água e consequentemente da vida em nosso planeta.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, ao uso da crase, à grafia correta das palavras e à concordância de gênero (masculino e feminino).
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, crítica e coerente.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 8 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |