A água é um composto químico inorgânico essencial para a manutenção da vida. Essa compõe cerca de 70% do corpo humano e não pode ser substituída por outro elemento. Logo, sua ausência é capaz de gerar transtornos políticos, sociais e econômicos, podendo até provocar guerras e comprometer a sobrevivência das espécies.
Apesar de a Terra ser chamada de Planeta Água, menos de 1% do volume da hidrosfera é composto de água doce acessível ao consumo humano. Embora esse seja um recurso renovável, várias partes do mundo vêm sofrendo com o esgotamento desse recurso.
Isso também ocorre devido à má distribuição de água potável no mundo*. O Brasil, por exemplo, é privilegiado com esse recurso hídrico, pois possui mais de 10% de toda água doce acessível na hidrosfera. Todavia, cerca de 70% desse volume concentra-se na região norte do país(,) que possui um baixo índice demográfico. Em contraste com esse cenário, observar-se o estado de São Paulo e o semiárido nordestino que possuem suas reservas hídricas comprometidas.
A qualidade e quantidade da água vêm sendo afetadas devido ao desperdício e aumento populacional, a à agropecuária, ao crescimento industrial e poluição de mananciais e afluentes. Dessa forma, quanto maior o consumo desmedido e a contaminação desse recurso vital, mais alterações climáticas estarão sujeitas a ocorrer levando a estiagens mais severas e problemas de abastecimento.
Portanto, antes que a água seja, de fato, alvo e significado de triunfo de guerras(,) é preciso preservá-la. Para isso, seria interessante conservar por meio de gestos simples da população em suas residências, como também pela aquisição de produtos sustentáveis nos mercados. Seria interessante ainda que indústrias tratassem as águas descartadas por elas, como também a aplicação de políticas públicas de racionamento e, vale ressaltar, que a redução de seu uso gera lucro para o consumidor.
Comentários do corretor
* Evite a repetição de termos em um curto espaço no texto. Opte por sinônimos.
Atenção à pontuação e ao uso da crase.
Bom texto. Claro, objetivo, coerente, informativo e crítico.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 9 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |