No Brasil, o problema da falta de água, que antes era típico apenas no nordeste, agora passa a incidir também no sudeste. Diante desse cenário, surge a necessidade de medidas de reeducação da população a fim de garantir que todo o povo possa usá-la, mas de forma racional.
No século XX houve um impressionante progresso científico o qual se esperava que ajudasse a solucionar os problemas sociais. Contudo, esse desenvolvimento não aconteceu em harmonia com o futuro da sociedade, pois hoje se vê que a urbanização, muitas vezes sem qualquer planejamento, as atividades industriais e a expansão agrícola destruíram florestas e rios e, destarte, prejudicaram o ciclo da água.
Embora há quem acredite que não chova mais como antes por causas puramente naturais, é de suma importância que se conscientizem que o ser humano exerce um papel muito mais importante no tocante à água, pois, além de alterar prejudicialmente a sua rotatividade, a forma como a utiliza pode provocar um altíssimo desperdício.
Em síntese, constata-se que para evitar que a falta de água se propague por outras áreas do país é imprescindível que haja uma reeducação da sociedade, começando pelas crianças. Nas escolas seria demonstrado e explicado aos estudantes como algumas simples mudanças podem economizar vários litros desse precioso líquido, tais como: fechar a torneira enquanto escova os dentes, varrer a calçada ao invés de usar a mangueira e também não demorar no banho.
Comentários do corretor
Bom texto!
Aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente, bem escrita e informativa, explorando aspectos da coletânea.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 2.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 9.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |