A água é o recurso natural mais importante para o ser humano, já que dependemos dela para desempenhar quase todas as funções, tanto no próprio organismo quanto na sociedade em geral. Mas é preciso se atentar ao fato de que nem toda a hidrosfera está disponível para nosso consumo, juntamente à poluição e ao desperdício surgem várias consequências para a espécie humana.
Desde a Revolução Industrial a água é ingrediente indispensável na produção nas fábricas e após seu uso, retorna a seu curso original, levando consigo vários dejetos e elementos químicos contaminantes, reduzindo sua quantidade de água potável. Com o desenvolvimento da humanidade também veio uma maior necessidade de consumo desse líquido, o que gera maior desperdício, principalmente por descuidos que poderiam ser facilmente evitados, como os vazamentos.
Em consequência dos fatores citados(,) a escassez desse recurso, como é o caso da cidade de São Paulo no momento, que foi prejudicada pela falta de chuvas no último verão, logo se tornará algo universal e a medida para amenizá-la, o racionamento, não é nada agradável, já que faz com que vários lares não tenham acesso a esse fluido por muitos dias. Há também muitos problemas de saúde causados pela falta de água no organismo, tais com desidratação, ineficiência do sistema excretor e doenças respiratórias.
Para evitar que a água seja cada vez mais prejudicada pela ação antrópica são necessárias medidas de conscientização da população para o uso correto da água e inserir nas próprias indústrias programas de tratamento, para que os poluentes sejam retirados antes da água voltar para seu canal natural.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras e ao uso de pronomes que ajudam a tornar a redação menos repetitiva.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica, no entanto há espaço para explorar melhor os aspectos citados na coletânea.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 8.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |