A água é e sempre foi nossa fonte de sobrevivência, porque cerca de 70% do corpo humano é constituído dela. Mas com o mau uso dessa fonte de vida, ela está se tornando cada vez mais escassa e como viveremos se ela acabar?
Todos os dias, podemos presenciar pessoas lavando calçadas ou escovando dentes com a torneira aberta e várias outras irregularidades acerca da preservação da água. Infelizmente, não refletem que a água pode acabar definitivamente um dia. Portanto, se ela acabar também não comeremos, porque todo ser que respira necessita dela.
No Nordeste brasileiro, a seca está devastando criações e plantações inteiras e vitimando várias pessoas. Pois com o calor escaldante e poucas chuvas(,) esse estado essa região sofre. Essas informações são constantemente publicadas em jornais, revistas e em vários outros meios de comunicação.
Com o aquecimento global e a falta de chuvas, rios e fontes estão secando e a população de algumas áreas brasileiras estão em dificuldades por falta da água “fonte de vida”. Mas, mesmo com depoimentos dessas pessoas não nos alertamos e continuamos com nossas práticas erradas e pioramos a situação.
Portanto, devemos nos conscientizar rápido da preservação e pararmos com desperdícios. O governo, deve fazer mais e mais palestras e publicações para despertar nas pessoas da importância que a água tem em nossas vidas. Caso contrário, nosssas próximas gerações não desfrutarão dessa fonte maravilhosa que nos mantêm vivos. “ Pátria amada desperta, vamos nos ajudar”. Porque se juntos lutarmos para preservação dela podemos mudar essa situação.
Comentários do corretor
Atenção ao uso devido das palavras, à pontuação e ao uso de preposições.
O texto aborda o tema proposto, porém não explora as informações da coletânea, o que levou a uma discussão permeada pelo senso comum e sem profundidade.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 0.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 6 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |