Não há como negar a necessidade de iniciativas políticas imediatas em favor do melhor aproveitamento e distribuição da água no país. Além do governo, a população deve buscar mudanças simples de pequenos hábitos do cotidiano e principalmente se adaptar a um novo plano de reutilização da água em atividades domésticas. Fatores que comprometem o futuro do país.
O primeiro fator que leva a esta conseqüência é a manutenção de hábitos diários que contribuem a acarretam um grande desperdício de água limpa que poderia ser poupada para um uso posterior. O banheiro é onde há mais desperdício. A simples descarga de um vaso sanitário pode gastar mais de 20 litros de água. O banho é outro problema, pois são gastos, em média no Brasil, 30 litros a cada cinco minutos de banho. Portanto, todo consumidor pode ajudar a economizar, abandonando hábitos implantados no dia a dia da população.
Além do fator citado anteriormente tem-se também a necessidade de uma adaptação da população a um novo plano de reutilização de litros de água já usados, porém úteis para outras atividades. Dados confirmam que o uso doméstico é responsável por 18% do consumo nacional. Porém, a agricultura é responsável pela maior parte do consumo de água no Brasil, mais de 60% do que é captado vai para a irrigação. Contudo, meios de reutilização trariam na prática uma grande economia no sistema hídrico nacional.
A água é um recurso limitado, e o seu desperdício tem conseqüências. Assim sendo, é necessário que medidas políticas intensivas de saneamento ambiental e conscientização social ocorram para sustentar um melhor aproveitamento da água. (,) Contribuindo para esta e principalmente para as gerações futuras, na construção de um país estável e melhor para todos.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação e ao uso devido de certas expressões.
Bom texto. Aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente, concisa e crítica. No entanto, há espaço para uma discussão mais aprofundada e que explore melhor os elementos da coletânea.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 8.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |