~~ Preservar esse líquido tão precioso chamado água, que é transparente, (e) não tem gosto, é o nosso maior desafio. É assim que deveria ser, mas (a) água que tomamos é reaproveitada a partir do esgoto doméstico, para não faltar, deixando-a com gosto, cheiro, e até cor.
A poluição do solo por agrotóxico, utilizados nas plantações, é levada com a água da chuva para os rios e para reservatórios de água subterrâneos, causando a contaminação das mesmas, outros agentes causadores de poluição das águas são: fumaças de chaminés das fábricas, descartes incorretos do lixo, esgotos despejados nos rios, acidentes com navios petroleiros derramando petróleo na água (causando a morte de peixes, plantas, algas etc.).
Com o tempo muitas doenças irão surgir por causa da água contaminada, pois, podem contaminar os alimentos como carnes e verduras. Terão que ser empregados muitos recursos para o tratamento da água, para que ela seja boa para o consumo humano, encarecendo-a (e) aumentando o preço do custo de vida. Esses são alguns motivos para preservar a água que temos.
É preciso respeitar e preservar, não desperdiçar e reutilizar sempre que possível, para lavar as calçadas(,) o carro.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à coesão textual e à concordância de númro (singular e plural).
O texto aborda o tema proposto de forma superficial, sem explorar elementos da coletânea e com argumentos que não extrapolam o senso comum.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 0.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |