A água é um recurso natural, essencial para a vida. A abundância deste recurso está sendo afetada por ações antrópicas.Para que não falte água em um futuro próximo, devemos preservá-la.
Além das atividades de mineração é e agricultura, o desperdício da água, nos domicílios têm tem crescido bastante. A maioria das pessoas conhecem os meios de preservação mas não (os) colocam em prática.
Outro aspecto relevante, é que São Paulo, passa por uma crise de água. Os Sistema Cantareira, que abastece muitos paulistas, apresenta queda do volume. A ideia de retirar água subterrânea é prejudicial, uma vez que pode provocar desmoronamentos e fazer os aquíferos desaparecerem.
Dessa forma, não existe nenhuma saída rápida e milagrosa para o problema da escassez da água. Espera-se que a sociedade forme cidadãos conscientes, em relação à preservação. No caso de São Paulo, a despoluição dos rios, a multa para quem consumir mais, a redução da perda da água e o rodízio, são modos de tentar solucionar o problema.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras, ao uso de acentos, à concordância de número (singular e plural) e à pontuação.
O texto aborda o tema proposto, porém de forma superficial, sem explorar aspectos da coletânea e extrapolar o senso comum.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 6.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |