Atualmente a região sudeste do Brasil, (especialmente o) estado de São Paulo sofre a maior seca dos últimos anos. Mas porque por que* isso acontece ? Como evitar ou prevenir este grande problema?
Este problema** acontece devido ao gasto excessivo do uso da água. Fechar a torneira enquanto escova os dentes , reaproveitar a água da chuva pra limpar a calçada, evitar o "pinga-pinga" em torneiras, diminuir o tempo de banho são algumas providências que devemos tomar para preservar a água.
A lei adotada no estado de São Paulo proíbe o uso da água pra lavar carros e calçadas, para quem não comprir com a lei a multa será de cinco mil reais. De cordo com entrevistas em alguns bairros de São Paulo os moradores relataram que o racionamento da água começa as às oito horas da noite. O problema poderia ser resolvido se o rio de maior extensão do estado(,) o Tietê(,) não estivesse tão poluído. Segundo especialistas a água do rio apresenta o tipo quatro, ou seja ela não tem condições de ser reaproveitada.
De fato prevenir é o melhor remédio. Evitar o gasto excessivo da água fazendo pequenas mudanças como: reaproveitar a água para lavar carros e calçadas, diminuir o tempo de banho pode fazer diferença na vida do ser humano e trazer benefícios presentes e futuros.
Comentários do corretor
* Estude o emprego das diferentes formas do "porque".
** Evite a repetição de termos em tão curto espaço no texto. Opte por sinônimos.
Atenção ao uso da crase, à grafia correta das palavras e à pontuação.
O texto aborda o tema proposto de forma superficial e com argumentos repetitivos, que não aprofundam a discussão.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 6.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |