A água é um bem indispensável à sobrevivência humana sendo utilizada para diversos fins como para o consumo humano, na agricultura, na indústria e higiene. Apesar da sua importância a água própria para o consumo é um bem restrito a certas regiões cabendo a à população mundial se adequar a à maneira desigual de distribuição da água da mesma pelo globo.
A relação da humanidade com a água é bem antiga e sem essa preciosidade seria impossível a existência de vida no planeta e (.) foi graças à eficiente maneira de utilização (de) diques para reserva de água nos períodos das secas e eficientes maneiras de irrigação que as primeiras sociedades mesopotâmicas e egípcias conseguiram se desenvolver em meio a desertos.
A partir da Revolução Industrial entre o século XVI e XVII os bens passaram a ser industrializados e a água passou a ser vital ao processo industrial e a contaminação dos rios por esgoto industrial e urbano aumentou vertiginosamente.
Atualmente em virtude do uso irracional da água e da poluição desmedida causada pela ação humana como os processos industriais e agrícolas(,) a população em certas regiões já sofrem com a falta e contaminação da água.
Apesar de o Brasil ser um país riquíssimo em água(,) esse ano o baixo nível do sistema Cantareira que abastece a região metropolitana de São Paulo está causando preocupação em muitos brasileiros, o baixo nível se deve a à pouca quantidade de chuvas que caíram no reservatório. Dessa maneira é dever do Estado proporcionar medidas que evitem o desperdício e construção de mais reservatórios de água para que quando tenha houver abundância em chuvas, a população não enfrente maiores problemas. Pois apenas com uso a racional e estratégico é que teremos abundância de uma preciosidade que (é) limitada e que deve ser usada com saber devido à extrema vitalidade para a vida.
Comentários do corretor
Atenção ao uso da crase, ao uso de pronomes relativos que evitam a repetição de termos, à concordância verbal e à pontuação.
O texto aborda o tema proposto, porém de forma superficial, sem explorar os elementos da coletânea e sem extrapolar o senso comum sobre o assunto.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 6.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |