Preservação da vida - Banco de redações


Água: o desafio do uso racional e da preservação.

Enviada em: 11/08/2014

Status:

Corrigida
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  Durante muito tempo a água foi considerada um bem de natural inesgotável, principalmente no Brasil, devido ao grande volume de água doce que está contida contido em suas reservas. Porém, nos últimos anos vem se discutindo meios de preservação dessa fonte de vida, pois fatores climáticos juntamente com a ação humana mostraram que o uso de maneira indiscriminada da água  (pode torná-la finita) torna-se, então, finita.
 Há muito já se fala sobre a não poluição de rios e córregos como modo de preservação dos meios de vida aquáticos e dos que relacionam-se com eles para sobreviver, porém, nos últimos meses, intensificaram-se as campanhas de diminuição do consumo e (de) racionamento de água, com foco principal para o estado de São Paulo que vem sofrendo com a falta de chuva e de água no sistema que abastece a maior parte do estado* da região: o Cantareira.
 No entanto, não somente a população e o governo do Estado de São Paulo devem preocupar-se com a diminuição drástica do contingente de água, pois este é um problema ambiental que circunda o mundo apesar do volume de água observável. É sabido que apenas 2,4% da água presente no planeta é doce e que grande parte desta está poluída e imprópria pra o consumo.
 Segundo o ONU (Organização das Nações Unidas), em 2050 45% da população mundial não poderá contar com o mínimo de água potável necessário. E esses números já tornam-se visíveis em boa parte do mundo, principalmente nos países subdesenvolvidos que, juntamente com a baixa qualidade de vida dos habitantes está também a péssima qualidade da água consumida. E, se nada for feito para mudar esses números, logo, também os países ricos não terão água e quantidade e qualidade mínimas para a sobrevivência da população.
 Contudo, torna-se necessária uma mudança de hábitos de desperdício para outros como a reutilização da água, redução do seu consumo no banho e higienização doméstica, evitar vazamentos e não poluir rios, lagos, córregos etc. Além disso, também é preciso que haja a diminuição da poluição causada por fábricas e automóvel automóveis para que regularize-se o ciclo natural da água e tenhamos a diminuição do problema de seca em diversas regiões do Brasil e do mundo.
 

Comentários do corretor


* Evite a repetição de termos em um curto espaço no texto. Opte por sinônimos.

Atenção à grafia correta das palavras e à concordância de gênero (masculino e feminino) e de número (singular e plural).

O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica, usando elementos da coletânea.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 2.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 2.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 2.0
NOTA FINAL: 8.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente