Diamante azul
O planeta Terra é constituído por 70% de água, sendo que boa parte desta encontra-se nas geleiras em oceanos e mares. Para o consumo humano somente 2,6% está disponível. Formado por átomos de hidrogênio e oxigênio(,) é um dos elementos essenciais para a vida na Terra.
Devido á à ação do homem(,) a porcentagem de água doce do planeta tende a reduzir, (.) especialistas acreditam que futuramente haverá guerras por este líquido precioso. Um dos maiores desafios para preservar esse “diamante azul” estána conscientização da população, que usa de forma desmedida e inadequada esse recurso.
Algumas ações da sociedade causam ao nosso “planeta água” um grande desequilíbrio: Lixo a céu aberto; (,) agrotóxicos; (,) herbicidas; (,) pesticidas; e a expansão da população urbana; provocam contaminação de rios, lagos e lenções lençóis freáticos, ocasionando danos não só aos seres humanos como a morte de animais marinhos e da fauna aquática. Tais atitudes fazem parte da cultura humana, a torneira pingando, lavar causadas calçadas e carros ou escovar os dentes com a torneira aberta já viraram rotina e, com isso estimulam a falta de água potável no planeta e a escassez em algumas regiões.
Diversas campanhas de conscientização são realizadas, porém ainda são insuficientes, pois é necessário que as pessoas se conscientizem de como estão usando os nossos recursos hídricos e que as leis sejam mais severas com os desperdícios de água, já que este é o “nosso bem comum”.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, ao uso da crase e à grafia correta das palavras.
O texto aborda o tema proposto, porém não explora a coletânea e não extrapola o senso comum sobre o assunto.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |