Tema: Água: o desafio do uso racional e da preservação.
Quando falamos da água significa falar sobre a vida do nosso planeta, pois sem ela não existiria nada, nosso planeta é composto de 70% de água, porém apenas 3% são de água doce, potável, sendo que a maior parte está congelada em geleiras.
Ao chegar esta época do ano, uma notícia sempre se repete, ano após ano à falta de água nos reservatórios de São Saulo. Porém no ano de 2014 este situação se agravou mais do que o normal, o sistema Cantareira que é responsável pelo abastecimento de mais da metade da cidade de São Paulo está em seu nível crítico com seu estado atual de 15% da sua capacidade total. Essa falta de água pode ser explicada pela falta de chuvas que ocorrem nesta região e o mau uso da água pelos seus habitantes.
Passando por essa situação o governo da cidade de são Paulo junto a à Sabesp (órgão que cuida do distribui mento da distribuição de água na cidade) optou por fazer sua racionalização, (.) esta medida fez com que a população de São Paulo fosse forçada a mudar seus hábitos atuais. Porém ela é feita de uma maneira que não agrada seus habitantes, pois o seu controle é feito de modo que a população não é avisada do horário que a água será cortada, deixando assim muita gente irritada, nervosa e estressada.
Portanto(,) (em relação à) a crise de água que o estado (de) São Paulo está passando(,) já esta estão sendo tomadas algumas medidas para controlar seus gastos, mas uma forma de colaborar com a economia de água seria se cada habitante tivesse consciência de seus gastos, (e) economiza-se economizasse para que possamos preservar o que a humanidade tem de mais precioso.
Comentários do corretor
* Não se usa ponto final em título.
Atenção ao uso da crase, à pontuação, ao uso de preposições, à coesão das frases, à concordância de npumero (singular e plural) e à grafia correta das palavras.
O texto aborda o tema proposto, porém de forma superficial, sem extrapolar o senso comum sobre o assunto ou aprofundar na análise crítica do tema.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |