A água é um bem indispensável a qualquer organismo, estando presente na maioria das atividades do nosso cotidiano,e por causa de maus hábitos, infelizmente costuma ser desperdiçada. Por isso um tema de recorrente discussão é como fazer o uso racional e garantir sua preservação.
Secas no Nordeste, (e) racionamento de água em São Paulo, são acontecimentos que nos levam a repensar,sobre o modo de como fazemos o uso da água, Às vezes de forma inconsequente(,) como, deixar a torneira aberta, enquanto se lava a louça , ou se escova os dentes.
Segundo dados da Onu, em 20 anos, 60% da populaçao mundial não terá acesso à água sendo que populações de países pobres serão as mais afetadas. Por isso uma mudança de hábitos, ou a criação de aplicativos que, visem informar sobre a utilização adequada deste recurso, são cada vez mais necessárias.
Um bom exemplo disso é o aplicativo ''I water'', criado por alunos de uma escola do Rio de Janeiro, ele regula o tempo ideal de atividades cotidianas, como tomar banho ou escovar os dentes, sem que haja o desperdício de água, contribuindo assim para uma maior consciência das pessoas, em relação ao uso deste recurso.
Enfim, podemos chegar à conclusão que o uso racional da água é um dos maiores desafios para a humanidade. Os meios comunicativos poderiam abordar este assunto de forma mais enfática, falando de desde simples mudanças de hábitos, até da existência de aplicativos como o ''I water'' citado anteriormente. Deste modo as pessoas não pensarão apenas nelas mesmas, mas também nas gerações futuras.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, ao uso de letras maiúsculas e minúsculas, à grafia correta das palavras e à concordância de número (singular e plural).
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e crítica. No entanto, há espaço para um maior aprofundamento da discussão, aproveitando melhor as informações dispostas na coletânea.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |