A água é um recurso esgotável e desde muito tempo que a população é alertada sobre a moderação no uso da mesma. Muitos estados sofrem da seca todos os anos, porém o assunto apenas ganhou repercussão após o estado de São Paulo declarar alerta máximo para a diminuição no consumo de água. O problema tende a se tornar cada vez mais comum, caso nenhuma medida seja tomada, e por isso os debates em torno do assunto ganhou ganharam força nos últimos meses, apontando para alternativas que visassem o uso da água aliado a à preservação.
Em primeiro lugar é importante ressaltar que o crescimento populacional somado à falta de conscientização, é uma das principais causas do descaso quando se fala a respeito do uso moderado da água. Entretanto vale-se mencionar que este não é o único fator, a falta de fiscalização em relação ao consumo de água é uma porta de saída para a população, que muitas vezes não se preocupa em economizar. E os resultados desse uso desenfreado estão cada vez mais visíveis, e o problema tende a piorar, caso nada seja feito. Estima-se que no ritmo de consumo que o mundo está, a água doce se tornará extinta em um futuro não tão distante.
Como mencionado anteriormente, a água é um recurso esgotável e seu uso deve ser moderado, e por isso deve-se implantar medidas para que este consumo seja consciente, (.) uma solução seria o uso de hidrômetros que controlassem a quantidade de água para cada residência de acordo com as necessidades de cada família, como por exemplo, número de moradores, e caso esse uso se sobressaísse, poderiam ser cobrado cobradas taxas, de tal modo seria possível controlar o uso da água e as pessoas a aprenderiam a economizar, podendo assim conciliar o uso da água com a preservação da mesma, resultando em uma sociedade mais consciente.
Comentários do corretor
Atenção á concordância de número (singular e plural) e de gênero (masculino e feminino) e ao uso da crase.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, crítica e bem elaborada.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 8 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |