Muito se tem discutido sobre quais medidas poder podem ser tomadas para resolver o grande problema de escassez de água que afeta o estado de São Paulo, visto que é de extrema importância para a população.
Atualmente, os períodos de seca, o aumento da urbanização, das indústrias e principalmente, do consumo doméstico, tem feito com que a população paulista sofra uma grande racionalização de água. A situação é tão desesperadora que o governo já estuda fazer rodízio para abastecer as casas.
De acordo com a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), o sistema Cantareira(,) o qual abastece toda a região metropolitana de São Paulo(,) está em alerta máximo. Pois, os níveis de água nos reservatórios nunca estiveram tão baixos. Estima-se que haja menos de 20% aproximadamente. No entanto, em muitas residências o desperdício é cada vez maior. Muitas pessoas ainda insistem em gastar água potável com costumes que poderiam ser evitados como: passar tempo de mais em baixo do chuveiro, escovar os dentes com a torneira aberta, lavar o carro e a calçada, entre outros.
Vale lembrar que, embora as autoridades afirmem que estão sendo realizadas diversas obras para tentar sanar, rapidamente, esse problema de falta de água, especialistas relatam que os resultados esperados só acontecerão no período de três anos.
Sendo assim, percebe-se a enorme importância desse assunto ser tratado com total seriedade pelo governo e pela população. É preciso que todos se conscientizem e comecem a mudar seus atos, pois só assim, poderemos preservar o bem mais valioso do planeta.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação e à concordância de número (singular e plural).
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, bem elaborada e informativa, usando elementos da coletânea para ilustrar a questão.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 9 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |