É notório que a escassez de água em determinadas cidades brasileiras mostra-se em certo ponto um problema de calamidade pública. Dentre tantos motivos relevantes, destacam-se: a sua má utilização e a sua preservação.
Sabe-se que o uso indevido da água ao longo dos anos está afetando nossas reservas hidrográficas. Alguns desperdícios são ocasionados, principalmente, pela população(,) que através de longos banhos, lavagens de ruas e calçadas e até pelas goteiras das torneiras.
Além disso os danos causados pela não preservação dos recursos naturais aquáticos através da poluição de rios e mares ocasionados pelo despejo de dejetos e lixos pelas indústrias, hospitais e pelos cidadãos(,) nos traz a mortandade de animais e a degradação do ambiente.
Diante disso, vem sendo grave a falta de água em algumas regiões brasileiras. Contudo uma maior participação do governo possibilita uma melhoria com uma maior fiscalização e leis orgânicas mais rigorosas e educar a sociedade conscientizando os direitos e deveres que cada cidadão tem para que possa ter melhorias no futuro.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras e à concordância de número (singular e plural).
O texto aborda o tema proposto, porém de forma superficial, sem explorar elementos da coletânea e sem extrapolar o senso comum sobre o assunto.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 6.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |