A água é uma das substâncias indispensáveis para a manutenção da vida.Devido a tal importância,este recurso deveria ser melhor utilizado e preservado.Entretanto,o mau uso da água tem afetado,significamente,a vida humana.Dessa forma,o que fazer para reverter esse cenário?
A vida depende,indiscutivelmente,do uso da água.Isso,porque a água corresponde a mais da metade da própria constituição do corpo humano,visto que as reações químicas do metabolismo dependem da água para ocorrer.Além disso,atividades,como o banho,o cozimento dos alimentos e a produção industrial possuem a água como principal fator.Dessa forma,é indispensável a preservação desse recurso tão importante.
Todavia,essa preservação não acontece de maneira satisfatória.Isso ocorre,porque,muitas vezes,pensa-se que a água é um recurso inesgotável,porém deve-se ter a consciência de que a água potável própria para o uso é limitada.Somam-se a essa visão errônea,o desperdício doméstico e as perdas no próprio processo de abastecimento,como canos quebrados.
Desse modo,para uma melhor preservação desse recurso mantenedor da vida,é preciso adotar medidas concretas de conscientização da população e punição aos desperdícios.Isso pode ser feito com a elaboração de leis que apliquem multas em indústrias e residências,onde se verifica o mau uso da água.Além disso,é necessário necessária uma vistoria regular nas redes de abastecimentos para eventuais consertos nas tubulações.Outra medida que deve ser implementada é a elaboração de campanhas online para a conscientização da população acerca dessa substância.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação e à concordância de gênero (masculino e feminino).
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica. No entanto a coletânea poderia ter sido melhor explorada.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 7 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |