Sobre o Colapso no sistema Cantareira no estado de São Paulo, é culpa da seca atípica que antigiu a região sudeste ou virtude das ações humanas? A resposta é clara, a culpa é nossa, sim. Porém ao invés de assumirmos e propor solução(,) preferimos transferir a culpa para o clima que não pode se defender.
O homem não possui a virtude de controlar o clima,com isso, é necessário focar nas medidas que estão ao nosso controle, para que não venha repetir o episódio da seca que ocorreu em 2003 e agora novamente.
A metereologia já indicava uma estiagem severa no verão, porém o Estado e a empresa responsável não se posicionaram quanto a à previsão. Outro problema é a falta de tecnologia especializada. Deveria* adotar tecnologias para previsões precisas e se precaver a certas eventualidades. As obras para ampliar a produção de água necessitam iniciar e acontecer com uma certa urgência para mininmizaros minimizarmos problemas de seca. Os estádios para a Copa do Mundo não ficaram prontas prontos no Prazo? Distribuição precária, desperdício e poluição hidríca hídrica devem ser combatidas correspondentemente com investimento, educação racional e fiscalização. Com essas três medidas o Estado irá ter avançõs avanços e solucionar 75% do problema da seca, os outros 25% coloca na conta do clima.
Os Estados precisam tratar com mais seriedade este recurso natural. (que) Deve ser racionalizado, visto que sua quantidade e qualidade estão sendo afetados pelo mal mau uso do ser humano para que não aumentem os problemas que resultem em escassez e poluição hidríca hídrica.
Comentários do corretor
* Quem deveria adotar essas medidas? Observe a clareza das ideias.
Atenção à grafia correta das palavras, à concordância de gênero (masculino e feminino), ao uso da crase e à pontuação.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, informativa e coerente.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |