A água, o bem mais precioso do mundo, precisamente a água doce, apesar de existir em pouca quantidade comparado à água salgada, concentra-se em maior parte no Brasil, no rio Amazonas. Não sendo por isso, várias regiões do país atualmente vem sendo castigadas pela falta da mesma.
O problema se agrava ao pensar que no mês de janeiro, historicamente o mais chuvoso do ano, já não apresenta os mesmos índices de chuva de alguns anos atrás, e sim ao contrário com redução dos níveis de água e calor imenso. Em São Paulo, em razão disso, foram feitas discussões sobre os encarregados do grande desperdício que prejudica imensamente muitos habitantes de vários lugares do páis, em vários aspectos e promovem o aceleramento do processo de escassez. Portanto decidiu-se tomar algumas medidas de intervenção como multar o indivíduo que seja pego desperdiçando água, com valor equivalente à a três vezes o valor de sua última conta; além das propagandas de conscientização social, tudo para reduzir os problemas e reduzir* os níveis padrão de água.
Sendo assim a SABESP culpa a própria sociedade pelo consumo excessivo de água já que, até pouco tempo não fora tomada nenhuma atitude fazendo com que o consumo fosse livre e inconsciente por alguns. Portanto, percebe-se que as medidas tomadas pelo governo atingem diretamente no "bolso" da sociedade, fazendo com que eles mesmos tenham consciência de seu consumo sabendo que vão pagar um valor alto por um bem tão valioso que não pode ser desperdiçado.
Comentários do corretor
* reduzir? Não seria o oposto?
O texto aborda o tema proposto de forma superficial, sem explorar as informações da coletânea e sem extrapolar o senso comum sobre o assunto.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 6 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |