A abundância de água presente no planeta Terra é grande, mas o se usada de maneira inconsciente poderá ter o seu fim em breve. Desde que o ser humano começou a utilizá-la sem limites a sua quantidade no planeta está diminuindo, consequentemente afetando a polução população.
O planeta Terra é constituído em sua maior parte por água, a maior parte é constituída por água salgada, que é imprópria para o consumo, a menor parte é formada por água doce que (é) a usada para o consumo populacional. A parte utilizada para consumo está sendo afetada pelas atividades industriais, urbanas, de mineração entre outras que afetam drásticamente a sua quantidade disponível no planeta.
No entanto, outro fator que também contribui para a sua escassez são os fenômenos naturais, como as secas que atingem o nordeste que sofre todos os anos com a falta de chuvas durante o ano. A cidade de São Paulo também está sofrendo este ano com a falta de chuvas e o seu reservatório está com uma quantidade bem abaixo do seu limite.
As atividades urbanas desperdiçam uma quantidade de água através das atividades domésticas, muitas pessoas deixam a torneira ligada ao lavar louça ou roupa, demoram muito para tomarem (durante o) banho, lavam carros e a casa com uma grande quantidade. Entretanto é necessário que se diminua a sua quantidade durante as atividades visando economizá-la. Não apenas a população deve fiscalizar o seu, mas também o governo deve implementar palestras educativas começando nas escolas com as crianças, e criando politicas de saneamento ambiental evitando assim que esse recurso necessário para a nossa sobrevivência se esgote com o tempo, pois e é o dever de todos conservá-lo.
O planeta Terra é o único planeta onde se pode verificar a presença de água. Portanto é necessário que a população esteja consciente e utiliza-a a utilize de modo racional(,) evitando que as gerações futuras possam a vir a não possuir mais esse recurso que é tão necessário a à sobrevivência humana.
Comentários do corretor
Atenção à grafia correta das palavras, ao uso da crase, à pontuação, à concordância verbal e à clareza das ideias.
O texto aborda o tema proposto, porém o faz de forma superficial, sem explorar elementos da coletânea e sem extrapolar o senso comum sobre o assunto.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 0.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 6 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |