A água é considerada um bem precioso por ser necessária ao metabolismo humano e também a diversas atividades como à agricultura e à indústria alimentícia. Entretanto, seu uso exagerado por parte da população e a poluição das poucas fontes potáveis ainda existentes, contribuem para uma futura escassez desse recurso no mundo.
Mesmo ela sendo um recurso renovável, a ação antrópica vem alterando o ciclo hidrológico através da atividade industrial e do mal direcionamento dos esgotos e lixo urbano. Também é muito frequente o desperdício de água, principalmente na agricultura e em atividades corriqueiras do cotidiano. Pode parecer incrível, mas as pesquisas afirmam que a irrigação das plantações no Brasil é o que mais a consome esse recurso.
A região Nordeste, devido a uma série de questões climáticas, é a que mais sofre com a escassez de chuvas. Por conta disso, os habitantes constroem cisternas para o armazenamento de água e a usam em quantidade mínima para poupá-la. E um fato que era comum apenas a essa região, também está ocorrendo no Sudeste, pois a distribuição irregular de chuvas leva a à falta de água em áreas em que as pessoas sempre tiveram abundância dela.
Dessa forma, a água além de entrar como 70% do peso corporal humano, ainda é fundamental em diversas outras atividades simples e complexas. É necessário que o Governo proponha campanhas que visem a alertar sobre o seu uso racional e a população mude alguns hábitos como reduzir o tempo do banho e da lavagem do carro. A imposição de multas para aqueles que tiverem gastos acima de um limiar estabelecido também traria resultados positivos.
Comentários do corretor
Atenção ao uso da crase, à pontuação e ao uso de pronomes relativos.
O texto aborda o tema proposto, porém de forma superficial, sem se aprofundar na discussão e sem explorar elementos importantes trazidos pela coletânea.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |