A água é o recurso mineral mais importante, que no entanto sofre com os abusos humanos.No Brasil, país com maior bacia hidrográfica do mundo, possui carência de água principalmente no Nordeste e em São Paulo.Os problemas se intensificam com o efeito estufa e a debilidade social nordestina. Portanto o desafio está em realizar mudanças na infraestrutura e na distribuição da água.
A história da seca nordestina já foi tratada em romances como “Vidas secas” de Graciliano Ramos. (,) No qual, narra os problemas dessa região causados pela precariedade em recursos hídricos,de tal modo que danificam o subsídio básico para economia, energia e agricultura, caracterizando o sertão com um dos piores IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do Brasil.
Em São Paulo, a falta de água é um reflexo do efeito estufa e da concentração de CO2 acentuado, visto que o aumenta aumento da temperatura diminui o nível dos rios, como vem ocorrendo no Tietê. (,) Gerando um caos no abastecimento da população, mas também na produção hidrelétrica.
Contudo, torna- se difícil o uso racional e a preservação da água, porque o semi-árido semiárido nordestino é resulta do bloqueio da serra de Borborema que impede a massa (mTa). Já em São Paulo,a indústria inviabiliza essas condições, uma vez que desaceleraria a produção, prejudicando a economia.
Por fim, fica claro que o problema é estrutural em ambos os casos.A melhor solução são investimentos em novas tecnologias tanto no Nordeste(dessalinização da água do mar, conversor de ar em água, duto que liguem a Zona da Mata ao Sertão) como em São Paulo (investimentos em recursos ecológicos como biodigestores e biomassa).Somados a à criação de um projeto, que agregaria os dois estados: deslocamento das indústrias de São Paula para o Nordeste, diminuindo a poluição paulista e levando recursos financeiros para o sertão.
Comentários do corretor
Atenção à grafia correta das palavras, ao uso devido de preposições, à concordância de gênero (masculino e feminino) e de número (singular e plural) e ao uso da crase.
O texto aborda o tema proposto, porém não explora bem os elementos trazidos pela coletânea e leva a discussão para um rumo que foge ao foco principal.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 6.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |