Consciência e preservação - Banco de redações


Água: o desafio do uso racional e da preservação.

Enviada em: 05/08/2014

Status:

Corrigida
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É imperdoável o desperdício de água no Brasil. (,) Pois, há anos fala-se em redução, reutilização e preservação. Ainda, que a água é fundamental para a vida do ser humano. É necessário que políticas públicas sejam realizadas para conscientizar as pessoas.

Vários fatores contribuem para a escassez da água potável. Sabe-se que as fontes de abastecimentos nascem em rios, os quais muitas vezes são poluídos por ações banais, como por exemplo, jogar embalagem de bala por não ter paciência de caminhar até uma lixeira. Um exemplo de rio poluído pelas ações humanas é o Tietê, em São Paulo, no qual nota-se até móveis velhos flutuando boiando em sua superfície nele. Algo deve ser feito para evitar a poluição hídrica.  

(Algumas)  Ações que aumentam o desperdício e a poluição da água. (,) (como) Carros (que) são lavados com água potável, óleo de cozinha (que) é jogado em ralos de pia, banhos que poderiam durar segundos (e) duram horas. Esses são atos que podem ser mudados, pois se lava automóvel com água da chuva, o óleo pode ser transformado em sabão e o banho pode ser realizado em menos tempo. Nota-se que além da conscientização faltam políticas para educar a sociedade.

    Portanto, é fundamental que a população se conscientize e possam perceber o quando à quanto a água é importante para sua sobrevivência, antes que ela se esgote. Pra tal, a ação da administração pública é fundamental. (,) Pois ela pode promover políticas públicas, a fim de reeducar a sociedade a utilizar a água de maneira sustentável. (,) Através (de) palestras em escolas e comunidades, (e) programas de bonificação para famílias que reduzirem consideravelmente o desperdício de água.      

             

   

 

              

          

  

Comentários do corretor


Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras, ao uso da crase, à concordância de número (singular e plural) e ao uso de conjunções e preposições.

O texto aborda o tema proposto, porém o faz de forma superficial, sem explorar os elementos da coletânea e sem extrapolar o senso comum sobre o assunto.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 6.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente