Escassez, um problema regional com solução nacional - Banco de redações


Água: o desafio do uso racional e da preservação.

Enviada em: 05/08/2014

Status:

Corrigida
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Escassez, um problema regional com solução nacional

A água é um dos elementos mais simples e abundantes em nosso planeta e além disso é essencial para a existência de vida em nosso mundo. Essa abundância se dá pelo fato da água ocupar cerca de 2/3 da superfície do nosso planeta, em contra partida contrapartida pouco mais de 3% disso é água doce.

Todavia, mesmo com essa enorme quantidade de recursos hídricos muitas regiões passam por longos períodos de seca, em alguns casos a seca quase não tem fim como acontece no nordeste. E este fato está se estendendo para o sudeste, mais especificamente para São Paulo. Que onde grande parte desse recurso vem do sistema de represa Cantareira(,) que sofreu  uma redução drástica de sua capacidade no ano passado e até hoje não se recuperou.

Entretanto, o clima não é o único e isolado agente causador desse fenômeno. No entanto, grande parte dos brasileiros não se preocupam em utilizar a água de forma consciente e menor ainda é o número de pessoas que a utilizam de forma sustentável. Aplicar a sustentabilidade em seu uso não é um ato complexo, bastaria recicla-lá reciclá-la, ou seja, após lavar a roupa utilizar esta água para lavar o quintal, por exemplo.

Contudo, para minimizar os efeitos de escassez o primeiro passo é a conscientização do indivíduo e mudar a cultura do desperdício hídrico. Em segunda instância transformar um problema regional em nacional, para que assim a solução seja de todo o Brasil e em todo ele. Ou seja, criar um sistema integrado em todo o território nacional para distribuição do recurso hídrico em conjunto com uma campanha de conscientização sobre o uso.

 

Comentários do corretor


Atenção à grafia correta das palavras, à concordância de número (singular e plural) e à pontuação.

O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, crítica e coerente.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 2.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 7.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente