Escassez, um problema regional com solução nacional
A água é um dos elementos mais simples e abundantes em nosso planeta e além disso é essencial para a existência de vida em nosso mundo. Essa abundância se dá pelo fato da água ocupar cerca de 2/3 da superfície do nosso planeta, em contra partida contrapartida pouco mais de 3% disso é água doce.
Todavia, mesmo com essa enorme quantidade de recursos hídricos muitas regiões passam por longos períodos de seca, em alguns casos a seca quase não tem fim como acontece no nordeste. E este fato está se estendendo para o sudeste, mais especificamente para São Paulo. Que onde grande parte desse recurso vem do sistema de represa Cantareira(,) que sofreu uma redução drástica de sua capacidade no ano passado e até hoje não se recuperou.
Entretanto, o clima não é o único e isolado agente causador desse fenômeno. No entanto, grande parte dos brasileiros não se preocupam em utilizar a água de forma consciente e menor ainda é o número de pessoas que a utilizam de forma sustentável. Aplicar a sustentabilidade em seu uso não é um ato complexo, bastaria recicla-lá reciclá-la, ou seja, após lavar a roupa utilizar esta água para lavar o quintal, por exemplo.
Contudo, para minimizar os efeitos de escassez o primeiro passo é a conscientização do indivíduo e mudar a cultura do desperdício hídrico. Em segunda instância transformar um problema regional em nacional, para que assim a solução seja de todo o Brasil e em todo ele. Ou seja, criar um sistema integrado em todo o território nacional para distribuição do recurso hídrico em conjunto com uma campanha de conscientização sobre o uso.
Comentários do corretor
Atenção à grafia correta das palavras, à concordância de número (singular e plural) e à pontuação.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, crítica e coerente.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |