A falta que a água faz - Banco de redações


Água: o desafio do uso racional e da preservação.

Enviada em: 05/08/2014

Status:

Corrigida
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A falta que a água faz

        O Brasil apresenta elevados índices de favelização sem saneamento básico e (com) reservatório contaminado. (,) Além do alto custo cobrado pelas empresas fornecedoras de água. Em 2013, houve uma grande seca do sistema de represas da Cantareira, em São Paulo, (sistema que) até hoje não se recuperou. Assim, tornou-se difícil para a produção agrícola, e mais complicado ainda exportar essa água em forma de carne, grãos e frutas. (,) Afetando assim, a população brasileira.
   O reservatório da Cantareira ganhou páginas em jornais, revistas e internet sobre a crise que afeta a população paulista.  O risco da seca levou o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, a fazer um pedido incomum à presidente Dilma Rousseff, que águas do Rio Paraíba do Sul, que abastece regiões do Rio de Janeiro e do Vale do Paraíba, fossem despejadas no Sistema Cantareira.

       No entanto, a crescente escassez hídrica é uma realidade local e global. Resultado de um fenômeno natural e cíclico, agravado por falta de políticas públicas eficientes, a seca castiga o ser humano há muito tempo. Como exemplo: a seca que ocorreu em 2013 no sertão nordestino que foi considerada a pior seca nos últimos 50 anos.

            Rios, lagos, mananciais e represas aumentam o número de água poluída no Brasil e  exigem tratamento com urgência.Vale ressaltar, que muitos são por problemas naturais como a falta de água em Estados de áreas semiáridas e outros por ausência de políticas e poluição ambiental que a sociedade provoca.
         Fica evidente que a crise da água é um problema crônico, não só em São Paulo como a nível mundial. Portanto, cabe às escolas realizar campanhas educativas de não a poluição poluir e de redução reduzir (o consumo) de água e(,) com o apoio do governo(,) premiar os poupadores dando desconto na sua conta de água. (,) Além de cobrar instalações de redução de desperdício de água na construção civil do país. Por fim, fiscalizar e punir os poluidores ambientais. Trata-se de uma iniciativa valiosa, mas ainda com pouco efeito sobre as cidades brasileiras.

 

Comentários do corretor


Atenção à pontuação, à coesão nas frases, à grafia correta das palavras e à concordância verbal.

O texto aborda o tema proposto de forma objetiva e com argumentos coerentes com o ponto de vista defendido. No entanto, alguns trechos precisam de uma organização melhor do raciocínio.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 2.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.0
NOTA FINAL: 6.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente