A água é a molécula mais abundante na superfície da Terra, cobrindo, somente em sua forma líquida, cerca de 71% , além de estar presente em abundância na atmosfera terrestre, como vapor, e nos polos, como gelo, (.)
Mas(,) ao decorrer dos anos(,) vemos a escassez de água dos reservatórios das cidades. Apesar do clima seco e a falta de chuva, poderíamos evitar a falta de água nas cidades, tentarmos tentando economizar o seu uso praticando hábitos simples como fechar a torneira enquanto escovamos os dentes, reduzir o tempo durante o banho, reaproveitar a água para a realização de outras atividades. Pois precisamos preservar a água para gerações futuras, pois não queremos daqui a 30 anos ter lugares que não tenham água suficiente para abastecer a população.
Já atualmente vemos acompanhando acompanhamos o estado de São Paulo em alerta máximo em falta de água em seu reservatório e a cidade já passou por esse problema(,) em 2004 o nível do reservatório do Sistema Cantareira ficou abaixo dos 30% . A expectativa é que a água do volume morto garanta o abastecimento das regiões de São Paulo que dependem do Cantareira até outubro, quando inicia a estação de chuvas, e o nível do reservatório começa comece a subir. Mas não podemos só esperar pelo o clima, pois o não controlamos, não podemos esperar que essa falta de água se espalhe pelo o resto do país para tomarmos alguma atitude , temos que mudar nossos hábitos a partir de agora e fazermos planejamentos suficientes para combater a escassez da água.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à concordância verbal e à coesão nas frases.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e coerente com o assunto. No entanto o emprego de expressões em primeira pessoa denota uma pessoalidade que não é característica do texto dissertativo.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 6.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |