A falta de água é uma grave realidade que atinge o nordeste do Brasil a há vários anos. O que ninguém esperava era que essa realidade atingisse os estados do sudeste, como São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
Atualmente, São Paulo está vivendo um período de calamidade pública a respeito dessa estiagem que atingiu o estado nesse último verão. Junto com o desperdício de água da população, a poluição dos rios pelas indústrias e a falta de campanhas sobre conscientização que funcionam funcionem, a situação só tende a piorar. A grande dúvida para os governantes do estado e de entidades que cuidam desse assunto, está entre implantar um rodízio ou reduzir o consumo de água da população.
O problema de implantar somente o rodízio de água, é que isso fará com que as pessoas consumam e utilizam utilizem o maior volume de água possível nos dias em que a água, em sua região, não estiver racionada. Já reduzir o consumo junto com campanhas de conscientização trará de certa forma, não somente a conscientização à população de que a água é um bem finito e precioso, como também a economia da mesma.
Contudo, a melhor alternativa para esta grave situação, é utilizar em conjunto a redução e a racionalização de água com a conscientização da população. Assim, essa crise poderá ser superada da melhor forma possível, sem ter perdas irreparáveis em ambas as partes prejudicadas.
Comentários do corretor
Atenção à concordância verbal e à grafia correta das palavras.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, crítica e coerente. No entanto, há espaço para o aprofundamento da discussão.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 8 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |