O planeta Terra é conhecido como “planeta azul” por conta da vasta quantidade de água em sua extensão. Porém, grande parte está imprópria para consumo. Somado a isso, o clima está cada vez mais inconstante, dificultando a reposição nos rios.
O nordeste brasileiro já passou por longos períodos de seca, onde intervenções como a transposição do rio São Francisco, foram tomadas a fim de amenizar a falta d’água na região. A situação não está isolada no nordeste. O estado de São Paulo está em situação crítica. O sistema Cantareira(,) responsável pela distribuição hídrica de 55% da região metropolitana do estado está com apenas 15% de sua capacidade total. Uma das causas é (a) escassez de chuvas durante o ano.
Acostumados com o consumo abundante de água, o brasileiro tem dificuldade de racionalizar. Logo, o rodízio, já imposto em São Paulo ao menos três vezes desde 2000, não é bem aceito pela população. Restando somente, esperar uma maior conscientização para o não desperdício. (,) Atitude ainda pouco explorada pelos meios de comunicação, educação e governo.
Portanto, levando em consideração os fatores acima citados, é preciso que todos os brasileiros façam sua parte tomando consciência (de) que a água é um bem de difícil reposição e já escasso em diversos países. Por parte do Governo é necessário explorar meios de conscientizar a população para melhor utilizar a água, e que haja uma maior fiscalização junto às indústrias para evitar poluição e desperdício. Unidos, população, indústrias e governo ficariam menos reféns da instabilidade do clima.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras, ao uso de artigos e à concordãncia verbal.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, crítica e coerente, explorando elementos importantes da coletânea para ilustrar a discussão.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 8.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |