Não é de hoje que a região sudeste do Brasil vem sendo alertada sobre as baixas porcentagens no acúmulo de água de seus reservatórios. Desde 2010 o Sistema Cantareira, por exemplo, sofre com gradativas baixas, sendo que atualmente foram necessárias medidas drásticas para se manter o abastecimento da metrópole de São Paulo.
No ano de 2004, o Sistema Cantareira teve uma grande queda nas suas reservas, chegando a funcionar com quase 5% de sua capacidade. Todavia, o que deveria servir de aviso para o governo e a própria população, acabou por ser considerado apenas uma anormalidade, principalmente quando no ano de 2010, o reservatório funcionou com quase sua capacidade máxima.
Entretanto, atualmente, a região sofre com considerável falta de água, seja pela pouca quantidade de chuvas, ou pelo racionamento, que já é uma verdade em algumas partes do estado. Não obstante, em pleno ano de eleições, o governo e seus candidatos procuram mascarar essa realidade, principalmente com a utilização do volume morto do reservatório, em vez de solucionar o problema.
As cidades abastecidas por tal sistema também têm uma parcela de culpa, no que diz respeito a à economia da água utilizada. Várias pessoas ainda usam-na em demasia, tomando banhos demorados, lavando calçadas e carros com mangueiras, ou até mesmo deixando torneiras vazando, por exemplo, não tendo uma preocupação até que de fato o problema as atinja.
A utilização do volume morto do reservatório é um grande alarmante, tornando necessária a busca por novas fontes de água, que possam abastecer nossas cidades. Não somente o governo tem de garantir a distribuição desta e a recuperação do atual reservatório, mas a própria população precisa criar o costume de economizar água, estando ela em falta ou não.
Comentários do corretor
Atenção ao uso da crase e à pontuação.
Bom texto! Aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, crítica e coerente.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 9 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |