Água para quem precisa de água - Banco de redações


Água: o desafio do uso racional e da preservação.

Enviada em: 05/08/2014

Status:

Corrigida
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Não é de hoje que a região sudeste do Brasil vem sendo alertada sobre as baixas porcentagens no acúmulo de água de seus reservatórios. Desde 2010 o Sistema Cantareira, por exemplo, sofre com gradativas baixas, sendo que atualmente foram necessárias medidas drásticas para se manter o abastecimento da metrópole de São Paulo.

No ano de 2004, o Sistema Cantareira teve uma grande queda nas suas reservas, chegando a funcionar com quase 5% de sua capacidade. Todavia, o que deveria servir de aviso para o governo e a própria população, acabou por ser considerado apenas uma anormalidade, principalmente quando no ano de 2010, o reservatório funcionou com quase sua capacidade máxima.

Entretanto, atualmente, a região sofre com considerável falta de água, seja pela pouca quantidade de chuvas, ou pelo racionamento, que já é uma verdade em algumas partes do estado. Não obstante, em pleno ano de eleições, o governo e seus candidatos procuram mascarar essa realidade, principalmente com a utilização do volume morto do reservatório, em vez de solucionar o problema.

As cidades abastecidas por tal sistema também têm uma parcela de culpa, no que diz respeito a à economia da água utilizada. Várias pessoas ainda usam-na em demasia, tomando banhos demorados, lavando calçadas e carros com mangueiras, ou até mesmo deixando torneiras vazando, por exemplo, não tendo uma preocupação até que de fato o problema as atinja.

A utilização do volume morto do reservatório é um grande alarmante, tornando necessária a busca por novas fontes de água, que possam abastecer nossas cidades. Não somente o governo tem de garantir a distribuição desta e a recuperação do atual reservatório, mas a própria população precisa criar o costume de economizar água, estando ela em falta ou não.

Comentários do corretor


Atenção ao uso da crase e à pontuação.

Bom texto! Aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, crítica e coerente.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 2.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 2.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 2.0
NOTA FINAL: 9


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente